quarta-feira, 14 de outubro de 2009

RODA DO ANO E CIÊNCIA

Muitos Wiccanos se preocupa muito em qual Roda estamos, ou qual Roda Devemos seguir, ao longo deste artigo explicaremos tudo, de uma forma bem simples e de fácil entendimento.

O conhecimento cartográfico sobre Hemisférios que todos (acredito) aprenderam no Ensino Fundamental e Ensino Médio, preocupa muito nós Bruxos e Bruxas, tanto que isso é fato que alguns de Nós ficamos desorientado e perdido, não sabendo realmente o que fazer na hora de honrar os Deuses com os Sabbats, uma preocupação que, a meu ver, não é muito louvável, pois a Vida, os Ritos e até mesmo a Bruxaria e o Paganismo são mais antigo do que o conhecimento geográfico de Hemisférios.

Os conhecimentos adquiridos com o tempo, com a Ciência e a mania de super valorizar os “nossos saberes” fazem com que as Bruxas e Bruxos na hora de suas práticas mágico-religiosas se confundam ou muitas vezes percam o próprio Equilíbrio com a Natureza o qual buscamos, o que deveria ser ao contrário, porque simplesmente os conhecimentos científicos dizem ao praticante o contrário, mesmo que a Natureza mostre a eles o que é o CERTO. Vejam bem, não estamos aqui para dizer que o conhecimento científico seja ele qual for, não tenha valor, ou que nós praticantes da Bruxaria, não devemos acreditar nessa Sabedoria (até nós, estaríamos sendo tolos se pensássemos dessa forma, já que alguns de nós estudamos e um dia seremos um cientistas da Educação).

Mais duas coisas na qual não concordamos com a Ciência, e o que não deveria acontecer “EM NOSSA HUMILDE OPNIÃO”é que a Ciência nos faz acreditar que : 1º Ou ele se torna um cético que é capaz de acreditar apenas no que vê (então ele joga fora seu Livro das Sombras, seu Athame, dá para o vizinho seu lindo Caldeirão ou diz que a Bruxaria só é real nos Livros e nas Super Produções de Hollywood). 2º Ele pode até seguir velhos conhecimentos e antigas práticas ritualísticas, fazendo oferendas aos Deuses e fazendo seus Antigos Rituais, mas, no fundo sempre ira existir aquele pensamento “isso não tem lógica eu aprendi com a minha professora que aqui é verão” (mesmo caindo uma chuva forte).

A Ciência é algo em nossa vida atual que recebe grande valor, pois “ela dita” o que é certo e errado, o que é real ou ilusório. Mas isso não pode interferir na nossa essência de ser humano, nos nossos corações. A ciência estuda hoje vários fatos inexplicáveis e diz: isso é possível, exemplo disso é a Viagem Astral, já comprovada, mais não explicada pela ciência.

No entanto o que nos deixa preocupado com a Bruxaria atual e o apego por conhecimento científico e o desapego pelo tato mágico (que é claro nem todos Bruxas e Bruxos têem a mesma visão) que é aquilo que chamamos de seguir o coração.

Na hora de celebrar os rituais devemos primeiramente conhecer o Sabbat, isso é estudando o mito, o rito e todo que acompanha aquele ritual, depois devemos saber qual data e horário melhor para fazer a celebração e depois o mais importante olhar para o tempo, mais o tempo climático, pois como posso celebrar o Auge do Poder do Sol, caindo chuva. Isso com certeza causaria um desequilibro de energia, e não nos apegar ao fato de que, só porque alguém colocou uma linha imaginária no meio do mapa e disse que embaixo faz calor e em cima faz frio, tenhamos que seguir ao pé da letra, pois quem decide isso é a MÃE NATUREZA e saibamos que isso está muito além da ciência (não esquecendo o foco de que Roda do Ano devo seguir. No caso você seguirá aquela que você optar ou na qual você se sente melhor e melhor ainda, você seguirá a Roda na qual sua cidade, estado ou pais mais se parecer, no entanto você deve ficar a vontade e fazer o que seu coração mandar).

Em toda vida de uma Bruxa ou Bruxo se busca o Equilíbrio, o Auto-Conhecimento e o Sabedoria, seja ele antigo ou moderno, mas muitas vezes ele não sabe qual é o melhor conhecimento e aquele que melhor se encaixa na sua realidade. O fato é que a Deusa e o Deus não se preocupam com qualquer que seja essa linha imaginária, seja ela do Equador, de Greenwich, ela age com sua própria vontade em cada localidade, como diz uma canção (bem pagã por sinal) chamada Mother Earth que diz “ELA governa, ela faz seu próprio caminho, ELA DÁ, ELA TIRA.” Então não importa onde você esteja, América do Sul ou Europa, não podemos deixar que isso interfira no curso da nossa energia e não deixar que isso atrapalhe na energia que queremos manipular e ainda mais, não deixar que isso atrapalhe na nossa busca pelo EQUILÍBRIO e no que você quer atingir nos RITOS e RITUAIS.

Entendemos que o melhor o que te SERVIR, esqueça as linhas imaginárias ou qualquer outra linha que seja colocada, siga seu instinto, seu coração, siga o tempo (climático), lembrando sempre que você segue uma Antiga Religião, aliás, mais antiga quanto o conhecimento geográfico, biológico, é uma Religião que diz que TODO CONHECIMENTO está no que a Natureza pode oferecer, então antes de celebrar o Litha e todo o poder do Sol, cuidado com o tempo para não estar chuvoso, fazendo frio e você correr para dentro de casa para tomar um bom chocolate quente (risos), na verdade, siga algo chamado Magicum Naturale – Magia Natural, essa mesma magia dos Egípcios, Celtas, Maias e outros Povos Antigos seguiam, cada qual no seu tempo e na sua realidade.

Blessed Be!

Escrito e Revisado por: Hudson Araújo e Lucas Eurílio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário