A Roda do Ano
A Roda do Ano é formada por oito Sabbats. Sua finalidade é a de sincronizar as energias dos Wiccanos com os Solstícios, Equinócios e ligações entre as Estações do Ano, ou seja, com os ciclos do planeta Terra e mesmo com o Universal. Por meio da Roda do Ano, seguimos o Caminho do Sol, representando as várias faces de nossos Deuses. Encontramos aspectos presentativos de seu nascimento, crescimento, desenvolvimento, união com a Deusa e, finalmente, seu declínio e morte. Da mesma forma que o Sol nasce diariamente e principia sua carreira ao longo do dia para, ao fim do mesmo, se pôr e dar lugar à noite com a Lua, e da mesma forma que a primavera faz a Terra renascer após o inverno, a Roda do Ano nos ensina que a Morte é apenas um ponto no Ciclo Infinito de nossa evolução, para podermos renascer no útero da Mãe.Devemos seguir a Roda do Ano com as datas pelo Hemisfério Norte ou pelo Hemisfério Sul? Praticantes que adotam, para a comemoração de seus Sabbaths, datas do Hemisfério Norte, normalmente alegam que, tendo sido a Europa o berço da bruxaria, ou mesmo Wicca como conhecemos atualmente, com um maior número de praticantes e o tradicionalismo das datas, estariam ligando-se a um egrégora mais bem fundamentado e poderoso. Não quero aqui tirar a razão desse pensamento ocultista, mas, a meu ver, seguindo os 13 princípios da bruxaria (conselho Gardneriano), em suas primeiras linhas, seremos capazes de ler: “Nós praticamos ritos para nos alinharmos ao ritmo natural das forças vitais, marcados pelas fases da Lua e aos feriados sazonais.” A troca de hemisférios demanda automaticamente a troca de estações, inverno pelo verão, etc. Assim, em minha opinião prática, não conseguiria estar em pleno verão rendendo graças ao inverno. Uma questão de escolha simples e ligada à energia. Se praticamos ritos (Sabbaths e Esbbaths) para nos alinharmos ao ritmo natural (natureza, estação) das forças vitais, como fazê-lo não estando exatamente na estação ligada ao festival? Mas essa é uma opinião, respeito os que conseguem festejar um festival de inverno estando sua área geográfica em pleno verão, eu apenas é que não conseguiria.
A Roda do Ano, Hemisférios e Sabbaths
A primeira correlação com o que chamamos em bruxaria de sabbath, Sabbath ou sabat apareceu-me na cultura assírio-babilônica. Há mais de nove milênios, quando se cultuava uma deidade chamava Isthar, a Lua, em sua fase final de crescente, logo antes
de poder ser considerada como cheia, determinava a época do SABATTU. Nesse período, os homens se recolhiam em respeito à GRANDE MÃE. Durante essa fase, era costume guardar-se o sábado, ou seja, não promover nenhum trabalho braçal ou mesmo
alimentar-se fartamente nesse dia. É importante ressaltar que na Antiguidade o sábado era uma data mensal. Apenas com a maior percepção cultural é que se passou a observar as fases da Lua e com isso determinar-se de que sete em sete dias essas fases se
modificavam, assim o sábado tomou seu lugar semanal nos conceitos temporais da Antiguidade. A própria palavra sábado, em nossa língua natal, é proveniente do latim SABBATUM, que, por sua vez, na cadeia temporal é advindo do grego SÁBBATON.
SÁBBATON, por sua vez, é proveniente de SAHABBAT, que tem sua raiz em SABAT com significado etimológico de PARAR.
As Sabátidas eram festas gregas destinadas à Sabácio, entidade bem parecida com Dionísio (e mesmo confundida erroneamente por alguns), cultuada na Trácia e na Frigia. Sendo uma comemoração greco-mitológica, fica claro que ocorriam anteriormente.
Mesmo a Moisés e ao judaísmo. Continuando na viagem, chegaremos ao dialeto ÁRCADE PRIMEVO, que possuía a palavra SAPATU com significado de PARAR, ou ainda SONO DA LUA. Tendo a etimologia que tenha ou sendo advindo do hebraico ou do grego, é certo afirmar que as mais diversas culturas voltadas ao politeísmo utilizavam-se dessa RAÍZ etimológica para denotar um período especial de contato com os Deuses. O certo de se observar é que todas as festas ligadas à raiz da palavra Sabbath
Sempre denotaram comemorações pagãs de grande alegria e desenvoltura. Assim como as festas de BACANAL, do latim bacchanale (que eram festas dedicadas ao deus Baco Romano), por suas características próprias de alegria, bebida, comida, acabaram por sendo posteriormente adotadas etimologicamente como sinônimo para orgias sexuais, assim também o Sabbath teve seu significado deturpado ao longo dos séculos. Com o início da Inquisição promovida pela fé cristã no século XII, além dos.
Pagãos, os judeus eram também os maiores inimigos da divulgação poderosa do Cristianismo. Que forma mais eficaz de combater e destruir seus dois maiores inimigos do que vinculá-los entre si? Pois bem, uma vez que Sabbath ou sabbath também denotava o período de recolhimento à oração desse povo que se inicia ao pôr-do-sol das sextas feiras e sua raiz é advinda das antigas festas pagãs, criou-se a idéia de uma cerimônia nefasta em que o próprio Satã (entidade que nem é mesmo conhecida pelos pagãos) se faria presente. Pobres pagãos e judeus que tiveram inclusive que assistir à palavra SINAGOGA tornando-se sinônimo dos locais onde ocorreriam os encontros de bruxos nos bosques e florestas. Por vezes, é pesquisada a etimologia das palavras, tão presentes em nosso vocabulário, que fortalecemos nosso orgulho em sermos considerados pagãos. Pena que muitos ainda não Compreendem a carga espiritual, histórica e de responsabilidade que essa terminologia carrega ao longo de séculos de injustiça cometida. Agora que já vimos que em tempo algum, salvo na Inquisição, Sabbath correspondeu a um festejo macabro com a presença de entidades demoníacas, entendemos os argumentos dos que surgiram a Roda do Ano.
Equinócio: quando o dia e a noite tem a mesma duração (Ostara/primavera e Mabon/outono).
Solstício: quando a noite/Yule ou o dia/Litha é mais longo/a.
Os Oito Sabbaths
YULE - 21 de Dezembro (HN)21 de Junho (HS)
DEVEMOS SEMPRE ACREDITAR E CONFIAR NA NOSSA LUZ INTERIOR.
Representa o nascimento do Deus e Deusa Mãe/Anciã. É a noite mais escura do ano. Também conhecido como Ritual do Inverno, Meio do Inverno.
Esse é o solstício de inverno, a noite mais longa do ano. É desta data antiga que se originou o Natal cristão. Nesta época, a Deusa dá à luz o deus, que é reverenciado como criança prometida. Em Yule é tempo de reencontrarmos nossas esperanças, pedindo para que os Deuses rejuvenesçam nossos corações e nos dêem forças para nos libertarmos das coisas antigas e desgastadas. É hora de descobrirmos a criança dentro de nós e renascermos com sua pureza e alegria. No hemisfério norte o Yule é comemorado na mesma época do Natal e tem significado muito parecido com o feriado cristão: o nascimento do Deus menino, filho de um Deus maior, aquele que trará a esperança a Terra. O hábito de trazer pinheiros para dentro de casa é um hábito totalmente pagão. O pinheiro, azevinho e outros são árvores cujas folhas são perenes e estão sempre verdes, simbolizando a continuação da vida. As árvores eram sagradas e os meses do ano tinham nomes de árvores. Os sinos são símbolos femininos de fertilidade, e anunciam os espíritos que possam estar presentes.
Altar deve ser no centro voltado para o Norte.
Plantas: louro, camomila, alecrim, sálvia, Zimbo, e Ervas Solares.
Frutos: maçã, pêra, e outros frutos da época.
Comidas: Castanhas assadas, bolos com castanhas, e outros.
Bebidas: Chá de Gengibre, Vinho, Cidras.
Cores: Branco, Vermelho, Verde e Dourado.
Incenso: louro, cedro, pinho, rosa, glicínia e alecrim.
Velas: dourada, verde, vermelha, branca.
IMBOLC ou CANDLEMAS -DEVEMOS NOS LIVRAR DE TUDO QUE É VELHO E DESGASTADO PARA DAR LUGAR AO NOVO.FESTA DO FOGO OU NOITE DE BRIGIT (a noiva), comemorado dia 02 de fevereiro.(hem. Norte) 01 de Agosto (hem. Sul). Este Sabbath é dedicado à Deusa Brigit, senhora da poesia, da inspiração, da cura, da escrita, da metalurgia, das artes marciais e do fogo. O Deus está crescendo e se tornando mais forte, para trazer a Luz de volta ao mundo. É hora de pedirmos proteção para todos os jovens, em especial da nossa família.Devemos imaginar que o Deus está conservando sempre viva dentro de nós a chama da saúde, da coragem, da ousadia e da juventude. Esse é o também chamado Festival das Luzes, em que se acendem velas por toda a casa, mais especialmente nas janelas, para anunciar a vinda do sol e mostrar ao menino Deus seu caminho.
Representa o retorno da Deusa a seu povo, novamente virgem, e o Deus não é mais uma criança, ele já é jovem.
Altar: voltado para o Norte e enfeitados com flores.
Plantas: manjericão, louro, benjoim, mirra, flores amarelas
Comidas: Lacticínios, creme, pratos com pimenta, cebolas ou alho, prato com passas
Bebidas: vinho bem forte
Incenso: manjericão, mirra e glicínia
Velas: marrom, rosa, vermelha.
Cores: vermelho...
OSTARA- 21 de Março (hem. Norte) 21 de Setembro (hem. Sul). Este é o equinócio da primavera, onde a duração do dia e a noite se fazem iguais, é portanto uma data de equilíbrio e reflexão. Ostara é o Festival em homenagem à Deusa Oster, senhora da fertilidade, cujo símbolo é o coelho. Foi desse antigo festival que teve origem a Páscoa. É um costume muito antigo colocar ovos
pintados no altar. Eles simbolizam a fecundidade e a renovação. Os ovos podem ser pintados crus e depois enterrados, ou cozidos e comidos enquanto mentalizamos nossos desejos. Os ovos eram decorados com símbolos mágicos e os pedidos eram voltados à "fertilidade" em todas as áreas.
Altar: voltado para o Norte
Plantas: flores do campo, cinco folhas, narciso, íris, jasmim, rosa
Frutas: Morango
Comidas: sementes como Girassol , abóboras , castanhas, verduras folhosas e verde, ovos
Bebidas: Chá de cravos, vinho
Incenso: violeta africana, jasmim, rosa sálvia e morango
Velas:dourada, verde, amarela
Cores: a pesquisar
BELTANE - 01 de Maio(hem. norte) 01 de Novembro (hem. sul) Beltane é o mais alegre e festivo de todos os Sabbaths. O Deus, que agora é um jovem no auge da sua fertilidade, se apaixona pela Deusa, que em Beltane se apresenta como a Virgem e é chamada "Rainha de Maio". Em Beltane se comemora esse amor que deu origem a todas as coisas do universo. Beleno é a face radiante do Sol, que voltou ao mundo na Primavera. Em Beltane se acendem duas fogueiras, pois é costume passar entre elas para se livrar de todas as doenças e energias negativas. Nos tempos antigos, costumava -se passar o
gado e os animais domésticos entre as fogueiras com a mesma finalidade. Daí veio o costume de "pular a fogueira" nas festas juninas. Uma das mais belas tradições de Beltane é o MAYPOLE, ou MASTRO DE FITAS. Trata -se de um mastro enfeitado com fitas coloridas. Durante um ritual, cada membro escolhe uma fita de sua cor preferida ou ligada a um desejo. Todos devem girar trançando as fitas, como se estivessem tecendo seu próprio destino, colocando -os sob a proteção dos Deuses. É costume na Wicca jamais se casar em Maio, pois esse mês é dedicado ao casamento do Deus e da Deusa.
Plantas: amêndoa, margarida, olíbano, hera, bem me quer
Comidas: Alimentos derivados do leite, creme, sorvetes, bolos com aveia
Bebidas: leite e vinho
Incenso: olíbano, lilás e rosa
Velas: verde escuro.
Cores: colorido
LITHA - 21 de Junho (hem. norte)21 de Dezembro (hem. sul)
Nesse dia o Sol atingiu a sua plenitude. É o dia mais longo do ano (solstício de verão). O deus chega ao ponto máximo de seu poder. Na noite de Midsummer, fadas, duendes e toda a sorte dos elementais correm pela Terra, celebrando o fervor da vida. É hora de pedirmos coragem, energia e saúde. Nos tempos antigos, a data era comemorada com jogos e festivais, onde o corpo e o físico eram reverenciados.
Plantas: Camomila, sabugueiro, lavanda, Artemísia, pinho, rosa.
Comidas:frutas do verão, pão
Bebidas: cerveja e hidromel
Incenso: olíbano, limão, mirra, pinho, rosa e glicínia
Velas: azul, verde
Cores: Azul e verde
LAMMAS- 01 de Agosto(hem. norte)01 de fevereiro (hem. sul) Lughnasad era tipicamente uma festa agrícola, onde se agradecia pela primeira colheita do ano. Lugh é o Deus Sol. Na Mitologia Celta, ele é o maior dos guerreiros, que derrotou os Gigantes, que exigiam sacrifícios humanos do povo.A tradição pede que sejam feitos bonecos com espigas de milho ou ramos de trigo representando os Deuses, que nesse festival são chamados Senhor e Senhora do Milho. Nessa data deve -se agradecer a tudo o que colhemos durante o ano, sejam coisas boas ou más, pois até mesmo os problemas são veículos para a nossa evolução. O outro nome do Sabbath é Lammas, que significa "A Massa de Lugh". Isso se deve ao costume de se colher os primeiros grãos e fazer um pão que era dividido entre todos.
Plantas: Flores de acácia, olíbano, murta, girassol, milho e trigo
Comidas: pães de todos os tipos, amoras, maçãs verdes, grãos e frutos
Bebidas: Sucos e vinho
Incenso: aloé, rosa e sândalo.
Velas:laranja, amarela.
MABON - 21 de Setembro (hem. norte)21 de Março (hem. sul) Este é o equinócio de outono. No Panteão Celta, Mabon, também conhecido como Angus, era o Deus do Amor. Nessa noite devemos pedir harmonia no amor e proteção para as pessoas que amamos. Esta é a segunda colheita do ano. Este é o Festival em que devemos pedir pelos que estão doentes e pelas pessoas
mais velhas que precisam de nossa ajuda e conforto. Também é nesse festival que homenageamos as nossas antepassadas femininas.
Plantas: Beijoim, flores de acácia, mirra, folhas e cascas
Comidas: Pães variados, amoras, jabuticabas, frutos do carvalho, maçãs, frutas da época
Bebida: Vinho
Incenso: benjoim, mirra e sálvia
Velas: marrom, verde, laranja, amarela
Cores: cores sol
SAMHAIN - 31 de Outubro(hem. norte)30 de Abril (hem. sul) Este é o mais importante de todos os Festivais, pois, dentro do círculo, marca tanto o fim quanto o início de um novo ano. Nessa noite, o véu entre o nosso mundo e o mundo dos mortos se torna mais tênue, sendo o tempo ideal para nos comunicarmos com os que já partiram. As bruxas não fazem rituais para receber mensagens dos mortos e muito menos para incorporar espíritos. O sentido do Halloween é nos sintonizarmos com os que já partiram para lhes enviar mensagens de amor e harmonia. A noite do Samhain é uma noite de alegria e festa, pois marca o início de um novo período em nossas vidas, sendo comemorado com muito ponche, bolos e doces, além de muitas brincadeiras, danças e músicas. Antigamente, as pessoas colocavam abóboras na janela para espantar os maus espíritos e os duendes que vagavam pelas noites do Samhain. Essa palavra significa "Sem Luz", pois, nessa noite, o Deus morreu e o mundo mergulha na escuridão. A Deusa vai ao Mundo das Sombras em busca do seu amado, que está esperando para nascer. Eles se amam, e, desse amor, a semente da luz espera no Útero da Mãe, para renascer no próximo Solstício de Inverno como a Criança da Promessa.
Plantas:palha, sálvia, abóbora, absinto, Grãos variados
Comidas: Beterraba, nabos, comidas de milho, castanhas assadas, pratos com carne, bolos, pêra, maçã, romã.
Bebidas: vinho, chá de gengibre.
Incenso: heliotropo, menta, noz-moscada e sálvia.
Velas: preta, laranja.
Cores: preta e laranja
Nenhum comentário:
Postar um comentário